? 3 PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DA RECUPERAÇÃO
16/06/2024
1. Honestidade:
é a qualidade de ser verdadeiro, denotando a ausência de mentira, fraude, engano ou manipulação. Ser humilde e respeitar são componentes essenciais dessa qualidade. Definição: A honestidade pode ser compreendida como a ausência de engano, sendo verdadeira e sincera.
Em resumo, uma pessoa honesta não mente, sempre fala a verdade. A desonestidade, por outro lado, é o oposto da honestidade, envolvendo mentiras e enganos.
. Atitudes Honestas: Falar sempre a verdade. Não culpar colegas por seus próprios erros. Assumir responsabilidade por falhas pessoais. Lealdade para com a empresa e colegas. Respeito pela hierarquia, sem fofocas ou brincadeiras ofensivas.
2. Mente aberta implica sair da zona de conforto;
Buscar constantemente aprendizado, ter foco e perseverança para melhoria contínua. Características: Criação de ambiente propício para evidenciar problemas. Necessidade de mudança e mente aberta para novas ideias. Transparência e disposição para efetivar a melhoria contínua. Como Ter uma Mente Aberta: Debates Amigáveis: Conversar com pessoas de opiniões diferentes. Opiniões Embasadas: Estudar e conhecer os fatos antes de formar opiniões.
- Humildade: Ser flexível e atualizar opiniões diante de novos fatos. Curiosidade: Fazer mais perguntas, aplicar o "porquê".
- Escuta Ativa: Ouvir com atenção, refletir sobre o que foi dito. Ângulos Diferentes: Analisar as coisas por perspectivas múltiplas. Fato vs. Fake: Checar informações em fontes confiáveis. Feedbacks: Aceitar críticas construtivas para desenvolvimento. Atualização Constante: Manter-se informado com livros e cursos.
Ter uma mente aberta propicia progresso contínuo na vida pessoal e profissional, permitindo a descoberta de coisas novas, aprendizado com erros e ampliação de hábitos.
3. Boa Vontade Definição: Segundo Kant, é a melhor qualidade no mundo, agindo exclusivamente de acordo com o dever. É determinada apenas por princípios racionais, livre de motivos empíricos particulares. Ações por Puro Respeito às Leis Práticas: Ações movidas pelo respeito às leis práticas constituem o dever moral, destacando a boa vontade como superior a tudo.
- Vontade: É a capacidade de querer, praticar ou deixar de praticar algum ato livremente.
A vontade é uma necessidade física ou emocional de fazer algo, representando um apetite, gosto, prazer ou disposição de ânimo. Importância da Boa Vontade: A disposição favorável em relação a algo ou alguém mostra boa vontade em todas as tarefas. A boa vontade, segundo Kant, é a condição de uma vontade boa em si, cujo valor é supremo.